Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Historias do Escritorio Toloi -- 20/10/2023 - 11:53 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Como diz o ditado, que por sinal é muito verdadeiro, “O Cavalo passa arreado por nós uma única vez em nossa vida, se tivermos a percepção e o Feeling, podemos montá-lo, mas se não tivermos poderemos ficar apeados para sempre”.

Eu tenho certeza e a convicção de que tive essa percepção e estou cavalgando até hoje em meu cavalo Manga Larga.

Tive duas oportunidades, a primeira eu montei meu cavalo apenas por opção financeira e permaneci por apenas um ano, mesmo ainda montado em meu Manga Larga Meia Cura eu vi passar por mim um Manga Larga Puro Sangue arreado em um Arreio Dourado o qual tinha as duas propostas que eu aguardava com ansiedade, financeira e Profissional, foi ali que vislumbrei minha chance de unir as duas coisas. O desafio era muito grande, inexperiência na área, mas um atrativo maior, o financeiro e o futuro profissional que se expandia diante dos meus sonhos.

Euclydes Toloi aquele senhor de Meia idade, que poderia ser meu Pai, meu cliente no Banco onde eu trabalhava, me fez uma proposta que eu não tive dúvidas, ele me ofereceu uma salário 03 vezes maior do que eu ganhava no Banco e ainda me oferecia a oportunidade de trabalhar na área que eu era recém formado no curso técnico, Fui trabalhar no Escritorio Toloi de Contabilidade em Fevereiro de 1977, quatro anos após a sua fundação, me juntei a um time de pouco mais de meia dúzias de pessoas, muito diferente do Banco que na época era uma empresa que empregava muito mais pessoas.

Senhor Osvaldo Bombarda que foi meu segundo professor pratico de Contabilidade, já que o que eu conhecia de contabilidade eram apenas conhecimentos teóricos do Banco do Curso técnico, Senhor Euclydes Toloi proprietário do Escritorio, sua esposa Dona Lourdes Negrini Toloi, Ana Maria Carlesci Departamento Fiscal, Eunice Maria Marques, Departamento Pessoal, josé Roberto Cruz e Waldir Marques, auxiliares, éramos o único Escritorio da Cidade recém elevada ao posto de Município, poucos clientes mas com perspectivas enormes de crescimento.

Senhor Toloi como era conhecido, dividia-se entre a atividade de Empresário e Filantrópico, já que adorava fazer filantropia, foi um dos fundadores da Liga de Assistência Imaculada Conceição, hoje Creche Carolina Ometto Pavan e do Lions Clube de Americo Brasiliense, sempre trabalhando nos bastidores sem aparecer em cargos, mas com uma atividade incansável.

Eu me recordo muito bem que ele me passava as atas das Assembleias e das Reuniões das entidades Liga de Assistência Imaculada Conceição e Lions Clube de Americo Brasiliense para serem escrituradas nos livros de atas.

Morador de Araraquara o senhor Toloi vinha trabalhar todos os dias em Americo com o senhor Osvaldo e a Dona Lourdes, como o Senhor Osvaldo e a Dona Lourdes trabalhavam no Escritorio apenas no período da manhã, ele ficava e a tarde pegava o ônibus da empresa Cruz para voltar para casa, Fechávamos o Escritorio e ele me pedia para ir com ele até o ponto de ônibus na Av. Joaquim Afonso da Costa em frente a lanchonete TIP TOP, ele gostava de tomar um destilado e enquanto esperava o ônibus passar ele tomava algumas doses, me convidava para tomar umas mas como não bebia ele me oferecia um guaraná, Senhor Toloi aparentava uma personalidade forte, poucos amigos e pouca conversa, mas com o tempo e a convivência fui descobrindo uma pessoa caridosa, acolhedora e bem tímida. Percebi com o pouco tempo que convivemos que ele passou a ter uma confiança assustadora em mim, eu sempre fui um jovem frágil, acanhado, tímido, muito tímido mesmo, talvez por este meu lado parecido com ele o cativou e passamos a nos dar muito bem. Infelizmente nosso relacionamento durou muito pouco tempo já em 1978 uma fatalidade aconteceu na vida dele com a perda de sua filha em um atropelamento em São Paulo tirando-lhe a vida no auge da juventude, depois disso ele simplesmente perdeu a vontade de viver e um ano depois também nos deixou ainda muito jovem. A vontade dele em vida se concretizou e o Escritorio foi passado para os funcionários mais antigos, desde então assumimos o legado e a vontade deste Ser humano fantástico e empreendedor e já se passaram 50 anos de serviços muito bem prestados a toda nossa comunidade de Americo Brasiliense e região. Parabéns ao Escritorio Toloi pelos 50 (cinquenta) anos de vida e parabéns essencialmente a todos de fazem parte desta história, especialmente a todos os colaboradores que por aqui passaram e nossos parceiros e clientes com os quais conseguimos esta longa sobrevivência.

AJOTAELE

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui